Nas vastas extensões da Rússia existem cerca de 2,5 milhões de rios diferentes. A maioria deles é de tamanho pequeno e não mais de 100 quilômetros. Mas existem grandes rios, cuja extensão chega a mais de 5 mil quilômetros. Hoje contaremos sobre os maiores rios da Rússia.

Ob

O rio Ob é considerado por muitos como o maior e maior rio da Rússia, já que seu comprimento é de 5410 km. Este belo rio está localizado na Sibéria Ocidental. Ob formam dois rios confluentes - Biya e Katun. A bacia hidrográfica deste grande rio ocupa uma área muito grande e tem 2 990 mil metros quadrados. O rio Ob é reabastecido principalmente pela água derretida. Quando chega a hora da enchente, o Ob recebe um fluxo anual de água. Uma vez que o rio Ob flui na Sibéria, de acordo com as condições meteorológicas desta região, este belo rio retém a cobertura de gelo por cerca de 220 dias por ano.

O Irtysh é um afluente do grande rio Ob, que tem um comprimento de cerca de 4.248 km da nascente. Mesmo nos tempos antigos, o rio Ob era famoso pela pesca. Até hoje, o peixe no rio se tornou muito menor, mas ainda tem mais de 50 espécies.

Yenisei

Yenisei é a divisão natural da Sibéria ocidental e oriental. Este rio tem um comprimento de 4287 quilômetros e é considerado um dos maiores rios da Rússia. A cobertura hídrica do rio é de 2580 mil quilômetros quadrados e, além disso, o ienissei passa por dois estados - a Federação Russa e a Mongólia. Na margem esquerda do poderoso trecho das planícies do rio da Sibéria, mas a margem direita está decorada com taiga siberiana da montanha. Ao longo do seu comprimento, o Yenisei atravessa cinco zonas climáticas, porque a flora e a fauna na costa deste rio são muito diversas. Na fonte, você pode encontrar facilmente um camelo e, nos pontos mais baixos, mais perto do oceano, encontrar ursos polares.

Lena

O rio Lena merecidamente ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores rios da Rússia. Seu comprimento é de 4480 quilômetros. A área das extensões de água é de 2490 mil quilômetros quadrados. O influxo de água no rio é principalmente devido ao derretimento de neve e gelo, que é cerca de 50% de toda a água que entra. O resto da água é reabastecido da precipitação e das águas subterrâneas. Já em meados de outubro, Lena começa a forjar gelo. E a cobertura de gelo é mantida por cerca de 270 dias. O rio Lena é hoje um dos canais mais importantes da Sibéria.

Cupido

O rio Amur é considerado um dos maiores e mais importantes rios em vários países - Federação Russa, Mongólia e China. O rio tem uma extensão de 2824 quilômetros e a área da bacia hidrográfica é de 1855 mil quilômetros. O rio deságua no mar de Okhotsk. Cupido é famoso pela pesca. Especialistas têm mais de 130 espécies vivendo nela. As margens são famosas pela variedade de animais e pássaros. Este rio difere dos outros porque reabastece seu suprimento de água principalmente da precipitação, e apenas um quarto da água que entra vem do derretimento das geleiras.

Volga

O rio mais popular da Rússia é o Volga. O rio, que poetas, escritores, compositores e artistas cantam em suas obras. Embora o Volga não seja o maior e o maior rio da Rússia (seu comprimento é de 3.694 quilômetros), é considerado o rio mais afluente. A cobertura de água do Volga é de 1361 mil quilômetros quadrados. O Volga não é apenas um rio famoso, é um símbolo da Rússia e é considerado a principal artéria do país. O rio reabastece suas águas derretendo a neve e a precipitação, uma pequena parte é fornecida pelas águas subterrâneas. Desde os tempos antigos, as pessoas se instalaram nas margens do Volga, e agora mais de um milênio as águas desse poderoso rio dão vida a muitas nações.

Kolyma

Listando os maiores e mais famosos rios da Rússia, não se pode perder o rio chamado Kolyma. Este rio flui através do território de duas grandes regiões - Magadan e Yakutsk. A extensão do rio é de 2.200 quilômetros, e a área da bacia hidrográfica é de 646 mil quilômetros quadrados. O rio Kolyma começa com pequenos rios - Ayan-Yuryakh e Kulu, e depois flui para a bacia do Mar da Sibéria Oriental. Kolyma é considerado um dos rios mais largos da Rússia, mas só pode ser navegável na temporada de verão. A água no rio é muito fria, mesmo na estação quente a temperatura da água não excede 15 graus.

Don

Os dez maiores e mais famosos rios da Rússia, com razão, incluem o rio Don. É considerado o rio mais antigo da Rússia, com 1870 quilômetros de extensão. Este rio recebeu seu nome popular "Don Quiet", devido à sua corrente medida e lenta. Em alguns lugares, a largura do Don chega a 13 quilômetros. Na maior parte, esse rio mais antigo é navegável. O Don começa no Planalto Central Russo na Região de Tula, a uma altitude de 180 metros acima do nível do mar. Termina seu atual Don no Mar de Azov.

Khatanga

O rio Khatanga atravessa o território de Krasnoyarsk. Khatanga tem 1636 quilômetros de comprimento e a cobertura de água é de 364 mil quilômetros. O rio tem sua origem em dois pequenos rios - Kheta e Khetuy. Khatanga termina seu curso no mar de Laptev. O grande rio é famoso por suas ilhas de cascalho. A piscina deste belo rio inclui 112 mil dos lagos mais limpos.

Indigirka

O rio chamado Indigirka começa em Yakutia. Indigirka se estende por 1726 quilômetros. A superfície de suas águas é de 360 ​​mil quilômetros. Dois pequenos rios, o Kuydusun e o Omekon, entraram no rio Indigirka. Este rio está envolto em muitas lendas e segredos diferentes.

Dvina do norte

A lista dos maiores e maiores rios do imenso país russo é completada por um maravilhoso rio chamado Dvina do Norte. Este rio construiu seu curso através de duas grandes regiões da Rússia - Vologda e Arkhangelsk. Dvina do Norte tem um comprimento de 744 quilômetros, e a superfície da superfície da água foi de 360 ​​mil quilômetros. Este rio parte de dois rios - sul e sukhona. O Dvina do Norte está localizado na parte norte do país e é conhecido como o rio a partir do qual a construção naval russa começou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui