No território da Rússia existem cerca de 3 milhões de lagos de diferentes áreas, profundidade, forma e com uma massa de outras qualidades que distinguem esses reservatórios uns dos outros. Na maioria das vezes falam sobre Baikal, Lago Seliger, Lago Ladoga, Chudskoye e Onega. O sistema dos grandes lagos da Europa consiste principalmente de lagos russos:

  • Onega:
  • Ilmen;
  • Ladoga;
  • Pskovo-Chudskoye.

O último lago neste sistema é Saima na Finlândia.

Lago Baikal

O Lago Baikal, único em suas propriedades, está localizado na Sibéria Oriental, no território da Buriátia e da região de Irkutsk. Nas imediações do reservatório existem montanhas com calotas de neve, que dão o clima ao redor das propriedades especiais. A área do lago é 31.722 quilômetros quadrados. Em termos de profundidade, Baikal ocupa o primeiro lugar entre todos os outros lagos do mundo - 1.637 metros no lugar mais profundo. O comprimento do reservatório é de 636 quilômetros e sua largura é de 80 quilômetros.

Mesmo na estação mais quente, a temperatura da água atinge um máximo de 9 graus com um sinal de adição. A água cristalina permite até mesmo a uma profundidade de 40 metros ver uma variedade de objetos.

Existem 22 ilhas no lago. O maior deles é chamado Olkhon. Infelizmente, há uma fábrica de celulose na costa, que despeja suas águas residuais nessa maravilha natural. A razão pela qual a planta não é transferida para outro lugar ou não é fechada, permanece um mistério, uma vez que Baikal é um objeto do Patrimônio Mundial Natural e deve ser protegido de tais tentativas em sua pureza.

Lago Ladoga

O Lago Ladoga está localizado no noroeste da parte central do país. Sua área é de 17.700 quilômetros. No lugar mais profundo, a profundidade é de 230 metros. A principal fonte de energia do reservatório é nas proximidades de pântanos e rios que fluem para ele. A extensão do litoral chega a 1570 quilômetros e o volume de água é de 908 quilômetros cúbicos.

Existem cerca de 660 ilhas na Ilha Ladoga. Os maiores deles são Mantinsari, Kilpola, Tulolansari.

Lake Onega

Lake Onega está localizado em Carélia. Sua área é de 9690 quilômetros quadrados. A água neste lago é muito mais limpa do que em Ladoga ou Baikal. Graças às qualidades especiais do turismo Lake Onega está desenvolvendo em Karelia. Eles vêm aqui para relaxar, pescar, caçar e apenas apreciar a paisagem.

Chudskoye (Pskovo-Chudskoye) lago

O lago Peipsi é bem grande, 30 rios fluem para dentro dele e só o Narva sai. A superfície da superfície da água é de 3.550 quilômetros. Este é o quarto maior lago da Europa. A profundidade média é de 15 metros. Existem 29 ilhas no Lago Peipsi.

Na história deste lugar é importante. Foi aqui que, em 5 de abril de 1242, ocorreu uma importante batalha chamada Batalha do Gelo. Agora o lago tem uma conexão de transporte com a Estônia.

Lake Ilmen

Ilmen se estende pela parte noroeste da Rússia européia. A área de superfície é de 55 quilômetros quadrados. Rios correm para o reservatório:

  • Msta;
  • Lovat;
  • Paul;
  • Shelon

A comida também vem de pântanos nas proximidades.

A primeira usina hidrelétrica na URSS foi construída nesse lago. Agora eles carregam material de construção no Ilmen.

Lago Hantai

Outro grande lago na Rússia está localizado no norte do território de Krasnoyarsk. Sua área é de 58 quilômetros quadrados. A profundidade do reservatório atinge 420 metros no lugar mais profundo. O lago tornou-se a fonte do rio Hantaika.

Este reservatório é caracterizado por uma vista deslumbrante da natureza e muitos turistas vêm aqui todos os anos. Durante a URSS, o reservatório era um reservatório.

Seliger

Este famoso lago está localizado no noroeste do Valdai Upland. A área da superfície é de 212 quilômetros quadrados. 160 ilhas pitorescas espalhadas pelo lago, a maior delas é considerada Hachin. O comprimento do reservatório de comprimento é de 66 quilômetros e 37 quilômetros de largura. A profundidade no lugar mais profundo atinge 24 metros.

A principal fonte de alimentos Seliger são geleiras. As margens são salpicadas de baías e baías, cobertas por florestas de pinheiros relíquia. 110 rios correm para Seliger. Em uma temporada turistas de diferentes regiões do país vêm aqui em grandes quantidades. Para eles, existem inúmeras bases turísticas e acampamentos.

Lake Taimyr

O maior lago no norte da Sibéria é chamado Taimyr. Faz parte da Reserva Taimyr, e nas proximidades é uma tundra sem limites.

Dependendo da época, a área da superfície varia. Se durante o período de cheias é 4.600 quilômetros quadrados, no inverno já é 1.200 quilômetros quadrados. A profundidade média do reservatório é de 2,8 metros, enquanto no local mais profundo as medições mostram 26 metros. O volume médio de água no lago é de 13 quilômetros cúbicos. O comprimento do oeste para o leste é de 190 quilômetros, e a largura, dependendo da estação, varia de 15 a 20 quilômetros. No lago existem várias grandes baías.

O lago foi formado em uma depressão tectônica, que apareceu devido às antigas geleiras. O maior rio que flui para o reservatório é chamado de Taimyr Superior, e o Taimiro Inferior flui para fora dele. Durante o período de cheia, o nível da água chega a 6 metros.A maior parte do ano, de setembro a junho, a superfície do lago é coberta de gelo. No inverno, a espessura da crosta de gelo atinge 3 metros. No verão, a água aquece apenas até 7 graus com uma vantagem, por isso é impossível nadar nela.

Para a atenção dos pescadores: no lago vivem peixes comerciais como muksun, char ártico, peixe branco.

Hanka do lago

Na fronteira do Krai de Primorsky e da província de Heilongjiang (China) está localizado o Lago Hanka. A fronteira do estado passa por esse reservatório. O lago tem o título de maior reservatório de água doce do Extremo Oriente.

A área da superfície da água com um nível médio de água chega a 4000 quilômetros quadrados. O comprimento do reservatório é de 95 quilômetros. No lugar mais profundo, as medições mostram 10,6 metros com uma profundidade média de cerca de 3 metros. O volume médio de água para o ano é de 18,5 quilômetros cúbicos.

Nutrição do lago é principalmente a água da chuva. O reservatório em si está na chamada depressão tectônica. Ao mesmo tempo, 24 rios fluem para dentro dele, e apenas um flui para fora - o Sungach.

Em novembro, a água no lago começa a congelar e o processo inverso começa em abril. Entre as espécies de peixes comerciais, pode-se notar a presença de carpa prateada, rudd, carpas e outras. Ninho de aves aquáticas ao redor do lago. Parte da costa está incluída na reserva Khanka.

No território da Rússia existem centenas de milhares de lagos, cuja beleza e singularidade podem ser contadas sem fim. As riquezas da natureza do país possibilitam estudá-las ao longo de suas vidas e nem sequer aprendem uma centésima parte de sua história e especificidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui