Por todo o tempo de sua existência, a humanidade experimentou repetidamente vários desastres naturais, incluindo tsunamis, erupções vulcânicas e terremotos. Um terremoto é um fenômeno natural, cuja ação destrutiva é capaz de causar danos irreparáveis ​​não apenas a uma cidade ou país, mas a toda a humanidade. Os cientistas não foram capazes de explicar a natureza dos terremotos até agora, portanto, é impossível determinar onde isso ocorrerá e o que será impossível.

Hoje decidimos recordar os terremotos mais poderosos que aconteceram durante a existência da humanidade, que foram medidos por magnitude. O valor na escala pode começar de 1 e chegar a 9,5 pontos. A escala determina a quantidade de energia liberada durante um terremoto. E então, vamos começar.

10. Tien Shan (1976)

O terrível terremoto que ocorreu em Tien-Shan em 1976, em sua magnitude, ganhou apenas 8,2 pontos. Ao mesmo tempo, tornou-se um dos mais destrutivos, porque de acordo com dados oficiais mais de 250 mil pessoas morreram, mas se você não acredita fontes oficiais, então esse número é três vezes mais.Durante o terremoto, quase 6 milhões de casas foram destruídas, e o incidente em si chocou tanto o mundo que se tornou a base para a criação de vários filmes.

9. Portugal (1755)

Um terremoto de magnitude mais forte aconteceu em 1755 em Portugal. O evento caiu no Dia de Todos os Santos e é trágico para toda a festa. Em poucos minutos Lisboa se transformou em ruínas, sob as quais cem mil pessoas morreram. No entanto, isso não é tudo horror, porque o terremoto provocou incêndios e tsunamis, que destruíram a costa de Portugal. No final, um cataclismo natural provocou uma mudança na política externa e o surgimento de uma ciência como a sismologia. A magnitude do terremoto é de 8,8 pontos.

8. Chile (2010)

O próximo terremoto ocorreu em 2010 no Chile. Este fenómeno natural tornou-se o maior e mais destrutivo nos últimos anos, porque, como resultado, milhões de pessoas ficaram sem abrigo, dezenas de cidades foram destruídas e as vítimas foram contadas aos milhares. O maior dano foi em Maula e Bio-Bio, quando o terremoto desencadeou um tsunami. Magnitude - 9 pontos.

7. América do Norte (1700)

Como resultado da forte atividade sísmica, o terremoto fez tremer toda a América do Norte. Um evento que ocorreu em 1700 mudou o litoral do continente. A localização do local do desastre é as Montanhas Cascade, a magnitude do terremoto é de 9 pontos. Quanto às vítimas e destruições, os dados históricos sobre isso não foram preservados, só se sabe que a catástrofe provocou um tsunami que atingiu as costas do Japão.

6. Japão (2011)

O terremoto na costa leste do Japão em 2011 é outro fenômeno natural poderoso que ocorreu há pouco tempo e permanece para sempre na memória da humanidade. Um terremoto de 9 pontos em apenas 6 minutos foi capaz de levantar mais de 100 quilômetros do fundo do mar em 8 quilômetros e provocou um tsunami, cujas conseqüências são trágicas. Na época do desastre, a usina nuclear de Fukushima foi danificada, devido a que houve uma liberação de radiação, que não passou sem deixar vestígios. Oficialmente, a vítima tem 15 mil pessoas, mas o número real de mortos é desconhecido.

5. Cazaquistão (1911)

Os moradores locais estão acostumados a tremores secundários, porque vivem na zona da crosta terrestre. O pior terremoto aconteceu em 1911, quando a cidade de Almaty foi destruída. O terremoto foi chamado Kemin, enquanto é o maior terremoto do interior do século 20. Pontuação magnitude - 9 pontos. Como resultado do terremoto, surgiram rupturas do relevo, cujo comprimento é superior a duzentos quilômetros. Não só as pessoas estão enterradas nessas lacunas, mas também casas e ruas inteiras.

4. As Ilhas Curilas (1952)

Aqui e em Kamchatka, a atividade sísmica é considerada a norma, por isso todos estão há muito acostumados a pequenos terremotos. No entanto, há uma catástrofe que horrorizou os locais em 1952. Este terremoto devastador começou em 4 de novembro, a 130 quilômetros da costa. O tsunami, cuja altura de onda era de 20 metros, e o terremoto causaram danos irreparáveis ​​aos assentamentos e moradores locais. As ondas chegaram em um intervalo de uma hora, enquanto as pessoas se esconderam da primeira vez, mas saíram ingenuamente, acreditando que tudo estava acabado. Como resultado, mais de 2 mil pessoas morreram. Pontuação magnitude - 9 pontos.

3. Alasca (1964)

Do terremoto no Alasca, 47 estados dos EUA tremeram. O epicentro do desastre foi no Golfo do Alasca, onde a junta das placas norte-americana e pacífica. O evento aconteceu na sexta-feira santa, 27 de março de 1964. Pontuação magnitude - 9,3 pontos. Como resultado, 9 pessoas morreram, outras 23 vidas foram tomadas pelo tsunami, que foi causado por tremores. Quanto às áreas densamente povoadas, Anchorage sofreu, mas não havia ameaça à vida humana.

2. Sumatra (2004)

Um dos piores desastres ocorreu em 2004. Nos últimos 50 anos, este é o pior e mais forte terremoto que ocorreu no Oceano Índico.A magnitude do terremoto - 9,3 pontos, a cena do incidente - a costa da cidade indonésia de Sumatra. A atividade sísmica causou um tsunami monstruoso que apagou parte da cidade do mapa. Ondas cuja altura chegou a 15 metros causaram danos à Índia, África do Sul, Tailândia e Sri Lanka. Como resultado do desastre, milhões de pessoas ficaram desabrigadas e o número de vítimas foi de pelo menos 250 mil.

1. Chile (1960)

O terremoto que ocorreu no Chile em 1960 foi um líder desagradável e terrível de nossa classificação. Se você acredita na avaliação de especialistas, a magnitude do desastre é de 9,5 pontos. O epicentro do desastre - a cidade de Valdivia. Um terremoto no Pacífico formou um tsunami com ondas de 10 metros que destruíram as instalações da zona costeira. O tsunami atingiu tamanha magnitude que até mesmo os habitantes de Hilo, uma cidade havaiana que fica a 10 mil quilômetros do centro do desastre, sentiram seu poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui