Apesar do tamanho relativamente pequeno das casas de banho nos apartamentos standard, é necessário planear a iluminação nesta sala de forma muito responsável. Mesmo no estágio de reparos, vale a pena considerar cuidadosamente a localização de todos os dispositivos de iluminação. E antes de terminar as paredes e o teto, antes de tudo é necessário conduzir um cabo elétrico. Como planejar corretamente a iluminação e quais aspectos afetam a escolha das luminárias - vamos falar sobre isso com mais detalhes.

A iluminação adequada é um fator importante na organização do interior do banheiro.

Belas lâmpadas e lâmpadas, ideal para o interior do banheiro - talvez o estágio final de seu arranjo. A primeira coisa a fazer é cuidar da funcionalidade, ou seja, a localização dos dispositivos de iluminação, sua potência e outras nuances.

Quais problemas podem ocorrer com o sistema de iluminação errado?

1. A ausência de luz poderosa perto dos espelhos torna desconfortável a realização de procedimentos cosméticos e higiênicos.

2Em condições em que o banheiro não fornece a capacidade de ajustar a intensidade da luz, será difícil relaxar completamente, aproveitar o ambiente de relaxamento e sentir o efeito desses tratamentos de spa.

3. A cobertura mal sucedida pode causar associações com uma enfermaria do hospital e, pior ainda, um banheiro público.

Banheiro - este é o quarto que é significativamente diferente de todos os outros. Em vez de móveis, há encanamento e os materiais de acabamento geralmente são à prova d'água. Basicamente é superfícies lisas brilhantes (telha, vidro, metal). Para qualquer decoração e acessórios adicionais aqui é difícil encontrar um lugar, e graças à iluminação competente você pode fazer o banheiro realmente aconchegante e atmosférico.

Tipos de iluminação no banheiro

Principal

Como regra geral, a luz principal envolve a localização de lâmpadas no teto. Se você está inclinado para os clássicos, mas o banheiro é bastante compacto, pendure um candelabro no centro ou mais perto da porta.

Se a casa de banho tiver uma cortina, a área balnear pode não estar suficientemente iluminada. Neste caso, é desejável pendurar duas fontes de luz, uma das quais estará localizada diretamente acima do próprio banheiro.

O mais relevante é o ponto de luz, que parece ótimo no fundo de tectos falsos modernos. Holofotes uniformemente iluminam toda a área do banheiro.

Trabalhando

Não há banheiro em que não haja espelho acima da pia. Esta zona requer iluminação da mais alta qualidade. Certifique-se de que a luz vem dos dois lados. Isso exigirá um par de lâmpadas, simetricamente localizadas logo acima da linha dos olhos.

Dica: dê uma olhada nas lâmpadas dos suportes flexíveis que permitem ajustar a direção da luz.

Inferior

O nível mais baixo de iluminação é usado para criar um clima e relaxamento especiais. As fitas de LED embutidas e lâmpadas nas laterais do banheiro, nichos e outros detalhes interiores visualmente expandem o espaço e realçam o efeito da atmosfera romântica.

A solução ideal é escolher uma opção com todos os três tipos de iluminação que idealmente harmonizem não apenas uns com os outros, mas também com o design geral do banheiro.

Iluminação segura no banheiro - em primeiro lugar!

Antes de comprar um determinado dispositivo de iluminação, você deve estar familiarizado com o IP de marcação. Considere em detalhes o valor de cada dígito:

  • o primeiro dígito é um indicador do nível de proteção contra poeira (o valor máximo é 6, proteção total);
  • o segundo dígito é um indicador de proteção contra umidade (o valor máximo é 8, o que permite que o dispositivo seja imerso em água por um longo período);
  • o terceiro dígito é um indicador da resistência ao impacto (valor máximo - 10, proteção absoluta anti-vandalismo).

Escolhendo os acessórios certos

A casa de banho exigirá fixações de diferentes marcas, uma vez que algumas delas serão montadas mais perto do espaço hídrico, outras mais longe. Convencionalmente, o banheiro pode ser dividido em 4 zonas.

Zona 1 - distância até 3 m da pia e banho, onde a fonte de luz é afetada apenas por vapor ou condensado. Lâmpadas com marcações IP 011 serão necessárias nesta área.

Zona 2 - área de meio metro a 3 m da borda da banheira / lavatório. Produtos com IP 242 ou mais são adequados aqui.

Zona 3 - paredes e teto acima do banheiro. O território onde os fluxos e salpicos de água caem. Aqui você precisa de luminárias com marcações IP 452 ou superiores, a potência não deve exceder 24 watts.

Zona 4 - paredes perto da banheira, lavatório e dentro do chuveiro. Neste caso, uma versão segura de uma luminária de 12 W com IP 674 será segura.

O tamanho dos equipamentos dependerá da área do banheiro. Muitas vezes, nesta sala, eles pegam modelos mais compactos que são montados nas paredes ou no teto. Mas para a aparência estética da área de trabalho, eles optam por lâmpadas de parede encaracoladas no estilo apropriado, e banheiros espaçosos podem ser decorados com um belo lustre.

Luz no banheiro: ideias originais

Na verdade, mesmo o interior do banheiro mais simples pode ser batido com sucesso com a ajuda de várias técnicas de iluminação. Por exemplo, um ambiente especial na sala pode ser criado usando lâmpadas de LED e fita multi-colorida. Alguns modelos deste último mudam a tonalidade do brilho automaticamente - ao longo do tempo ou ao alternar manualmente.

Para tornar o design do banheiro não apenas elegante, mas também muito prático, complemente as prateleiras de vidro e o espaço interno dos armários e nichos com pequenas lâmpadas limpas.

Fita LED pode ser decorada elementos figurados - os lados da banheira ou pia, os contornos dos espelhos. Essa técnica permite criar a falta de peso de objetos no espaço.

Luxuoso parece backlit chuveiro. A fonte de luz é colocada na cabeça do chuveiro, o que torna o jato de água colorido.

Chamamos a atenção para uma coleção de fotos de modernos sistemas de iluminação originais que ajudarão a determinar a escolha do design do seu próprio banheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui