O vulcão é uma maravilha majestosa e bela da natureza, atraindo com sua beleza e grandeza. Ao mesmo tempo, é uma fonte de constante perigo, porque é a beleza que pode levar à morte. É claro que vulcões ativos à noite parecem muito impressionantes e fascinantes, no entanto, o lado reverso da medalha - bombas vulcânicas, lava e fluxos piroclásticos, cinzas, pedras e gases vulcânicos incandescentes podem destruir tudo em seu caminho. As pessoas estavam repetidamente convencidas do poder e da crueldade dos vulcões, como resultado da erupção que matou cidades e países inteiros.

Hoje vamos falar sobre os belos e perigosos gigantes - os maiores vulcões do nosso planeta. A classificação inclui vulcões ativo e condicionalmente adormecido, e o critério para sua seleção foi todo o mesmo tamanho.

10. Sangay

Começa o nosso ranking stratovolcano ativo, que está localizado no Equador. A altura da Sangaya atinge 5230 metros, enquanto a cúpula consiste de 3 crateras com um diâmetro de 50 a 100 metros.Este é um vulcão relativamente jovem e muito agitado na América do Sul, cuja primeira erupção foi registrada em 1628, a última em 2007. No momento, sua atividade é moderada, então há excursões aqui, e os turistas podem, se desejar, escalar o topo.

9. Popocatepetl

O próximo vulcão é o Popocatepetl, cuja altura é de 5455 metros. No momento, o vulcão, localizado nas terras altas do México, é considerado calmo, mas, apesar disso, seu cume é sempre envolto em uma nuvem de cinzas e gás. O perigo do vulcão é que ele está muito próximo das áreas densamente povoadas e da Cidade do México a apenas 60 quilômetros. A última vez que a erupção ocorreu em 27 de março de 2016, como resultado do que o gigante jogou uma enorme coluna de cinzas.

8. Elbrus

Há também grandes vulcões na Europa, por exemplo, o estratovulcão Elbrus no norte do Cáucaso. Ao mesmo tempo, é o ponto mais alto da Rússia, porque sua altura atinge 5642 metros (um dos pontos mais altos do planeta). Quanto à atividade do vulcão, argumentam os cientistas, porque alguns consideram que seja umedecido, outros convencem que o vulcão já está extinto. Às vezes pequenos terremotos ocorrem aqui, como resultado do qual o dióxido de enxofre escapa das rachaduras. Nesse sentido, os cientistas sugerem que, se Elbrus acordar, será mortal.

7. Orizaba

O segundo maior vulcão é Orizaba, que é o ponto mais alto do México (5675 metros acima do nível do mar). A última erupção do vulcão ocorreu em 1687, e agora esse belo gigante é considerado adormecido. Para proteger o vulcão, uma reserva especial foi criada em torno dele, e para os exploradores da cúpula, belas vistas panorâmicas são abertas aqui, graças ao qual você pode fazer fotos exclusivas.

6. Misty

Vulcão, localizado no sul do Peru e ocupando o sexto lugar entre os maiores vulcões do planeta - Misty, cuja altura é 5822 metros. Este vulcão está ativo, sua última erupção aconteceu em 1985, e em 2016 houve um aumento na atividade fumarólica - sinal de que está se preparando para uma erupção novamente. A propósito, não muito longe do vulcão, está a cidade de Arequipa (Cidade Branca), cujos edifícios foram erguidos a partir dos sedimentos brancos dos fluxos piroclásticos deste vulcão.

5. Kilimanjaro

O próximo lugar no ranking foi ocupado pelo ponto mais alto da África - o Kilimanjaro. Os cientistas concordaram que este vulcão, cuja altura é de 5895 metros, é potencialmente ativo e pode representar uma ameaça. O fato é que ele continua emitindo gases periodicamente, além disso, há o risco de um colapso da cratera que poderia provocar uma nova erupção. Evidência documental de sua erupção não é, no entanto, os moradores locais estão convencidos de que a última vez que isso aconteceu há pouco mais de 200 anos.

4. Cotopaxi

Cotopaxi, o segundo maior pico do Equador, é o quarto maior vulcão do mundo. A altura do vulcão é de 5897 metros, enquanto é considerada ativa (ativa). A primeira erupção ocorreu em 1534, a última registrada em agosto de 2015. Durante este tempo, ele entrou em erupção mais de 50 vezes.

3. San Pedro

Bem, então chegamos ao topo dos três gigantes, assustando com sua natureza mortal e atraindo com grandeza, beleza. Abre o top 3 entre eles estratovulcão San Pedro, que está localizado no Chile. A altura desse gigante é de 6145 metros, e a última erupção documentada aconteceu em 1960.

2. Mauna Loa

O próximo foi o vulcão Mauna Loa, localizado nas ilhas havaianas. Se considerarmos em termos de volume, então este vulcão assumirá uma posição de liderança, pois contém 32 quilômetros cúbicos de magma. Segundo os cientistas, esse gigante tem mais de 700 mil anos, enquanto é um vulcão ativo. A última erupção aconteceu em 1984 e durou várias semanas, como resultado de que os residentes locais sofreram danos enormes.

1. Lulagliaco

O campeão do nosso ranking se tornou o maior estratovulcão ativo do mundo, o Lullaigliaco, localizado entre o Chile e a Argentina.A altura desse gigante é de incríveis 6739 metros, e a última erupção registrada em 1877. No momento, é no estágio solfarth - periodicamente libera vapores de água e gases sulfurosos. Em 1952, a primeira ascensão do vulcão aconteceu, como resultado do que eles encontraram o santuário inca e múmias infantis, sacrificadas.

Grand Prix

Não incluído na classificação do Yellowstone Calder, que é de 72 km por 55 km. O fato é que é considerado o único supervulcão e está localizado no parque nacional dos Estados Unidos. Não tem manifestado sua atividade há 640 mil anos, mas abaixo dela está o magma, cuja profundidade é de mais de 8 quilômetros. Durante todo o tempo de sua existência, ela explodiu três vezes, com cada vez que uma erupção era acompanhada por cataclismos que mudavam o planeta inteiro. Os cientistas sugerem que a próxima erupção pode pôr fim à civilização humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui